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UMA AULA DE KARATE

18 set

Aprendendo a lutar…

Uma aula de karate clássica tem geralmente 3 elementos: um primeiro momento de ginástica de aquecimento com o propósito de preparar o corpo para a atividade prevenindo lesões, um segundo momento de treinamento das técnicas básicas do karate através da repetição de certos movimentos isolados ou combinados (kihon e Kata) e por fim o treinamento das técnicas de combate propriamente ditas (kumite)

PRIMEIRO MOMENTO (AQUECIMENTO)
A ginástica da aula de karate não tem por objetivo trabalhar a questão do condicionamento físico e a força, podendo fazer isto mas não havendo obrigatoriedade neste sentido, mas tem necessariamente, que preparar o aparelho cardiovascular e musculoesquelético para os esforços que virão a seguir, ou seja, deve ser progressiva e sempre possuir exercícios de alongamento de todos os músculos. A maioria dos professores inclui neste momento ou durante a aula, exercícios de força de abdomen e membros superiores.
SEGUNDO MOMENTO (KARATE)
O segundo momento é a alma do aprendizado do karate mesmo pois é quando o iniciante aprenderá os movimentos, o aluno mais graduado poderá aprimorá-lo e quando se trabalha a resistência física específica do karate.Existem variantes infinitas de tipos treinamentos propósitos a se alcançar aqui, mas a maioria dos professores trabalha umas poucas técnicas por aula preferindo a qualidade das técnicas à quantidade das técnicas mas enfrentam um problema grande pois a mentalidade das pessoas formadas numa sociedade de consumo gosta de variedade para “descansar a cabeça” e o sacrifício de exercício de mente vazia (mushin) nem lhes passa pela cabeça.
O terceiro momento da aula é quando se aprende a lutar, mas engana-se quem pensa que se luta logo na primeira aula. O karate não é uma arte marcial fácil, embora seja simples. Ele exige empenho e dedicação para ser eficiente em seus propósitos e se se lutasse bem logo na primeira aula, certamente ninguém enfrentaria 5 anos  para conseguir o reconhecimento de faixa preta diante de uma banca examinadora séria.
Inicia-se aprendendo a dar socos e mirar e acertar num alvo segundo uma trajetória excelente (soco reto) isto em pé diante do adversário. Neste momento fica claro que a pancada dada com maldade pode resultar em outra no sentido contrário e surge o respeito pelo reconhecimento da própria fragilidade.
Passa-se a aplicar golpes pré-determinados em deslocamento em linha reta para se aprender a noção da coordenação em deslocamento, a técnica de se aplicar um golpe com força e equilíbrio e o tempo correto de se aplicar a defesa (principalmente) e o contra ataque: é o Gohon-kumite e o Sambom-Kumite.
Dominada esta etapa, vem o treinamento de defesas com esquivas onde se aprende a ficar mais ousado (porque se ficou mais rápido e com uma melhor noçao de tempo de combate) e se esperar até o último segundo antes de se desviar dos golpes do adversário obtendo-se assim o efeito surpresa e a possibilidade de atacar pontos vitais antes difíceis de acertar no contra-ataque pela própria posição do adversário e a própria: é O Ippon-Kumite.
Então se inicia o treinamento de simulações de combate com base livre onde um adversário fala que golpe vai ser feito e tenta vasar a guarda do outro que deverá conter o medo que o faz querer afastar-se e esperar o ataque para devender-se e contra-atacar. Quem ataca vai desenvolver, aqui, a velocidade de ataque (não a finta) e quem defende vai desenvolver confiança em si mesmo (coragem) para esperar e poder fazer o melhor contra-ataque.É o Jiyu-Ippon- Kumite.
TERCEIRO MOMENTO (KUMITE)
Pode-se paralelamente a este treinamento, iniciar os treinamento de tempo de combate, iniciando pelo mais simples, que é o GO-NO-SEN, onde o propósito é o contra-ataque.
Neste treinamento, quem ataca vai definir qual ataque vai fazer e o adversário tentará defender e contra-atacar. Não necessariamente os golpes devem ser golpes de deslocamento como Oizuki ou mae-gueri, que são os adotados no Jiyu-Ippon-Kumite, certamente para forçar tanto o que ataca (pela dificuldade de aplicar estes golpes, principalmente quando o adversário sabe que serão eles os aplicados) como quem defende, antes, geralmente se fazem golpes que se usam mais em combate tipo kizami-zuki e guiaku-zuki.
Dominada esta técnica, pode-se treinar as técnicas de SEN-NO-SEN e TAI-NO-SEN, mas a discussão delas será assunto de outro texto.
À parte disto pode-se ensinar os alunos a “brincar de Karate” no SHIAI-KUMITE que é o combate por pontos segundo determinadas regras, excelente motivação para os alunos mas perigoso quando não há amadurecimento adequado no aluno sobre o real significado dele.
MOMENTOS FINAIS (RELAXAMENTO)
Nos momentos finais, antes da meditação (MOKUSO) pode o professor fazer alguns comentários sobre a aula e a vida e então faz-se a formação para o encerramento.

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4 Comentários

Publicado por em 18/09/2010 em Artigos

 

4 Respostas para “UMA AULA DE KARATE

  1. matheus

    25/09/2012 at 2:16 AM

    quero fazer aula de carate

     
  2. joãopaulo

    29/10/2012 at 4:19 PM

    oi

     
  3. david guilhermimo marques

    21/03/2013 at 8:42 PM

    quero fazer aula de karate eu sei luta um pouco mais eu queria entrar pra mim luta que quiser tá mais eu quero entrar tá

     
  4. luan carlos brasiliano da silva

    10/05/2013 at 4:21 PM

    qero abrender

     

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