RSS

DOJO KUN – A filosofia do karate

28 jun

DOJO KUN é o conjunto de normas que rege uma academia de karate.

DOJO é o local de treino, local onde se busca alcançar o equilíbrio (corpo e mente) através da prática do karate-do.

Os Dojo de karate possuem regras (lemas = “kun”) que são preceitos práticos que devem guiar o karateca na sua busca de auto-controle.

O karateca relembra todos os dias ao iniciar e ao terminar os treinos estas cinco máximas:


SHITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO

-Esforçar-se para a formação do caráter.

Ser uma pessoa conhecida por ser amável e humilde é mais importante que ser conhecido por ter força ou conseguir dar chutes e socos bonitos. Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que tudo para o karateca. Praticar o karate para obter principalmente paciência, generosidade, perseverança, concentração e humildade. Em combate, desenvolver a humildade, piedade e o auto-controle.

SHITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO

-Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão

Buscar o caminho justo e correto (Em meu caso [Douglas], Considero o verdadeiro caminho da razão, o caminho que me leva para Salvação em Cristo Jesus.) . O karateca deve ser justo e agir com racionalidade, com isso combatemos nosso lado animal a medida que nos tornamos mais humanos.

SHITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO

-Criar o intuito de esforço

O karate é uma longa trilha, uma longa jornada, não se aprende karate da noite pro dia, nem em uma semana, nem em um mês, nem em um ano. É um processo lento que exige paciência e esforço, e esforço tem que vir do karateca, pois um soco tem que ser praticado milhões de vezes para se aproximar do correto. Esforçar-se quer dizer que devemos ir sempre além de nossos limites, sejam eles físicos, mentais ou espirituais, é buscar sempre ultrapassar a ultima barreira para que da próxima vez possamos ir mais longe. Como todos os mandamentos do dojo kun essa norma não se restringe ao uso somente no dojo mas deve ser usado na vida;

-Esforçar-se mais na escola (buscar ser o primeiro da sala, mas sempre com humildade, e ajudando os outros que precisam de você).

-Esforçar-se mais em casa (no respeito e na obidiência), ajudar os familiares, e fazer de tudo para construir um bom lar.

-Esforçar-se mais no trabalho (não existe recompensa quando não há esforço) mesmo que trabalhe para outra pessoa faça-o com amor e vontade.

SHITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO

-Respeito acima de tudo

O respeito é algo muito importante no karate, uma qualidade herdada da cultura japonesa, o karateca deve saber respeitar seus superiores, seja no trabalho, em casa, e principalmente no dojo respeitar a hierarquia. Porém também deve saber respeitar os menos graduados, aqueles que se submetem a ele, o que nós leva a palavra humildade. Existe uma grande diferença entre temor e respeito, para o karateca ser respeitado por seus colegas é uma qualidade, ser temido é um defeito. O karateca deve passar temor somente na hora do combate contra um inimigo.

SHITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO

-Conter o espírito de agressão

As pessoas pssuem em si o instinto animal que as impele a comportar-se como tal, e o animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido e neste comportamento ele muitas vezes se expões à morte. O homem, por ser superior se ofendido, te a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortável longe do ofensor, provocado, pode procurar uma visão diferente que permita entender o seu caluniador.

Só quem busca conter o lado animal é que realmente pode alcançar toda a dimensão do karate-do, porque vazio de todo pensamento e intenção premeditado pode refletir o mínimo impulso que sobre ele se projeta.

Gichin Funakoshi acreditava que nenhuma das normas fosse mais importante que outras.

Essa é minha visão do dojo kun.

Douglas Lee

Obs: algumas frazes fora tiradas de uma outra definição.

Anúncios
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: