RSS

SEIKEN

25 set


O soco correto do karate

Tomeji Ito:

O Seiken é uma das técnicas básicas do Karatê, não importa o estilo. Mas para ser bem utilizado, o praticante deve tomar alguns cuidados que talvez não sejam do conhecimento de todos. Por ser uma técnica básica, o Seiken deve ser treinado até se obter um elevado grau de eficiência.

A TÉCNICA

O soco deve se iniciar na linha da cintura, com a mão fechada e os dedos para cima, no nível da cintura. Ao levar o braço para frente, procurar mantê-lo encostado ao corpo, raspando no tronco. Quando o cotovelo chegar à cintura, a mão deve começar a sua rotação, completando-a apenas quando ela atingir o alvo. Isso garante um impacto muito maior, ajuda à obtenção do KIME (concentração de força total no alvo) e dificulta a defesa, pois a mão que ataca está em rotação.

É importante salientar ainda três itens:

a) Não se deve esticar completamente o braço. Isso causa perda de energia no impacto e pode ocasionar lesões.

b) Deve-se dar o soco não no oponente, mas ATRAVÉS dele. Imagine que está acertando em algo atrás do oponente, devendo atravessá-lo com a mão para alcançar esse alvo. Isso aumenta em muito a potência do soco. Se você tentar acertar o oponente, seu braço estará completamente esticado quando você alcançá-lo e não terá energia para causar o estrago que você procura.

c) O soco deve ser impulsionado com um movimento de quadril SEMPRE. Quem comanda este tipo de golpe é sempre o quadril, do contrário o soco não terá a potência necessária.

Não devemos nos esquecer também de manter a coluna reta o tempo todo e de golpear na linha central do corpo. Se você desferir o golpe de maneira reta. Não conseguirá atingir o alvo. Todos os golpes do karate se direcionam a linha central.

Deve existir uma contração total do corpo no momento do impacto, transferindo toda a energia do movimento para o oponente. A respiração, peça vital no combate, deve ser cuidadosamente controlada, efetuando uma EXPIRAÇÃO quando o soco for desferido, de preferência com a emissão conjunta de um KIAI. Mais uma vez devemos insistir no KIME. Este termo designa todo um conjunto de fatores que são decisivos num Seiken bem dado: respiração, concentração, quadril, coluna, atravessar o alvo, rotação adequada da mão, etc.Quando se acerta um Seiken com KIME, todo o seu ser está naquele golpe e ele é decisivo. Isso qualifica a antiga máxima do Karatê, : parar o oponente com apenas um golpe.

Autoria: Mestre Tomeji Ito – faixa preta 7º Dan em Karatê Shotokan e vice-presidente da Federação Paulista de karate.

Comente está publicação

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 25/09/2011 em Artigos

 

Uma resposta para “SEIKEN

  1. puppamundi

    02/03/2012 at 2:09 PM

    Muito interessante, parabéns

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: