RSS

FILOSOFIA DO KARATE-DO TRADICIONAL

10 out

 Dojo kun – 5 Máximas

         DOJO é um local de treino, local onde se busca alcançar o equilíbrio (físico+espiritual) atreves da prática do karate. Os Dojos de Karate possuem regras (Lemas = Kun) que são preceitos práticos (Influência Confuncionista) devem guiar o Karateca na sua busca do autocontrole. O Karateca relembra todos os dias ao iniciar os treinos estas cinco maximas.

HITOTSU – JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO

– Esforçar-se para a formação do caráter! (Caráter)

Ser uma pessoa conhecida e amável é mais importante que ser conhecido por ter força ou conseguir dar chutes e socos bonitos. Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que todo para o Karateka. Praticar karate obter principalmente paciência, generosidade, perseverança, concentração e humildade. Em combate, desenvolver a humildade, a piedade e o autocontrole.

HITOTSU – MAKOTO NO MICHI O MAMORO KOTO

– Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão! (Sinceridade)

A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender, é um atributo exclusivo do ser humano. O Karateka procura cada vez mais humano e, ao mesmo tempo em que combate o lado animal cultiva o espiritual. Tenta assim encontrar motivos, entender as consequências, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida. O que distingue o aluno de um mestre é que o “nasceu antes” para a vida de reflexão em torno dos motivos que regem a vida.

HITOTSU – DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO

– Criar o intuito de esforço! (Esforço)

Mesmo quando não damos conta é importantíssimo está tentando sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui. Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se adquire. Quando se é fraco, é suportando um peso pouco maior que se vai conseguir fortalecer. Esforçar implica, ir alem de nossos limites sejam eles físicos ou espirituais. – Essa máxima deve ser treinada principalmente fora do Dojo: – Esforçar-se mais na escola (nos estudos e no comportamento); – Esforçar-se mais em casa (no respeito e na obediência); – Esforçar-se mais no trabalho (procurar constantemente a excelência)

HITOTSU – REIGI O OMONZURU KOTO

– Respeito acima de tudo! (Etiqueta)

A essência do Karate baseia-se na cortesia. “A pessoa deve pensar de modo mais correto, sentir de modo mais harmonioso, conseguir se movimentar-se com mais equilíbrio e precisão e relacionar-se com os outros de modo mais sensato.” Não aprimoramos para lutar, mas lutamos para aprimorar” e esse aprimoramento deve se revelar em todos os aspectos da pessoa. Não devem importar os motivos, mas sim o nosso comportamento final. Por isso o “acima de tudo”. Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre mostrar nas suas atitudes a idéia que abraça. Cortesia, amabilidade e respeitos pelos colegas, professores e pelo Dojo.

HITOTSU – KEKKI NO YU O IMASHIMURO KOTO

– Conter o espírito de agressão! (Autocontrole)

A procura do domínio do corpo obriga o Karateka a por a se mesmo o problema do autocontrole. É indispensável para fazer face ás necessidade de um combate, não perder os seis meios. Conserva um autodomínio rigoroso e imperativo da qual o Karateka consciencioso não pode pensar sequer em se abstrair. Este domínio é tanto melhor e importante quando ele vier a ser submetido a um trino duro, mais perigoso e mais esgotante. O controle produz a calma necessária e a precisão indispensável ao cumprimento de todo o movimento de combate. Do autocontrole depende a precisão do gesto e da precisão resulta a eficácia. Sem autocontrole nem autodomínio não se pode obter grandes resultados.

Comente .  

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10/10/2011 em Artigos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: