RSS

Uma aula de Karate

28 out


Aprendendo a lutar…

 

Uma aula de karate clássica tem geralmente três elementos: um primeiro momento de ginástica de aquecimento com o propósito de preparar o corpo para a atividade prevenindo lesões, um segundo momento de treinamento das técnicas básicas do karate através da repetição de certos movimentos isolados ou combinados (kihon e Kata) e por fim o treinamento das técnicas de combate propriamente ditas (kumite)

 

PRIMEIRO MOMENTO (AQUECIMENTO)

A ginástica da aula de karate não tem por objetivo trabalhar a questão do condicionamento físico e a força, podendo fazer isto, mas não havendo obrigatoriedade neste sentido, mas tem necessariamente, que preparar o aparelho cardiovascular e musculoesquelético para os esforços que virão a seguir, ou seja, deve ser progressiva e sempre possuir exercícios de alongamento de todos os músculos. A maioria dos professores inclui neste momento ou durante a aula, exercícios de força de abdômen e membros superiores.

 

SEGUNDO MOMENTO (KARATE)

O segundo momento é a alma do aprendizado do karate mesmo, pois é quando o iniciante aprenderá os movimentos, o aluno mais graduado poderá aprimorá-lo e quando se trabalha a resistência física específica do karate.Existem variantes infinitas de tipos treinamentos propósitos a se alcançar aqui, mas a maioria dos professores trabalha umas poucas técnicas por aula preferindo a qualidade das técnicas à quantidade das técnicas mas enfrentam um problema grande pois a mentalidade das pessoas formadas numa sociedade de consumo gosta de variedade para “descansar a cabeça” e o sacrifício de exercício de mente vazia (mushin) nem lhes passa pela cabeça.

O terceiro momento da aula é quando se aprende a lutar, mas engana-se quem pensa que se luta logo na primeira aula. O karate não é uma arte marcial fácil, embora seja simples. Ele exige empenho e dedicação para ser eficiente em seus propósitos e se lutasse bem logo na primeira aula, certamente ninguém enfrentaria cinco anos para conseguir o reconhecimento de faixa preta diante de uma banca examinadora séria.

Inicia-se aprendendo a dar socos e mirar e acertar num alvo segundo uma trajetória excelente (soco reto) isto em pé diante do adversário. Neste momento fica claro que a pancada dada com maldade pode resultar em outra no sentido contrário e surge o respeito pelo reconhecimento da própria fragilidade.

Passa-se a aplicar golpes pré-determinados em deslocamento em linha reta para se aprender a noção da coordenação em deslocamento, a técnica de se aplicar um golpe com força e equilíbrio e o tempo correto de se aplicar a defesa (principalmente) e o contra ataque: é o Gohon-kumite e o Sambom-Kumite.

Dominada esta etapa, vem o treinamento de defesas com esquivas onde se aprende a ficar mais ousado (porque se ficou mais rápido e com uma melhor noção de tempo de combate) e se esperar até o último segundo antes de se desviar dos golpes do adversário obtendo-se assim o efeito surpresa e a possibilidade de atacar pontos vitais antes difíceis de acertar no contra-ataque pela própria posição do adversário e a própria: é O Ippon-Kumite.

Então se inicia o treinamento de simulações de combate com base livre onde um adversário fala que golpe vai ser feito e tenta vazar a guarda do outro que deverá conter o medo que o faz querer afastar-se e esperar o ataque para defender e contra-atacar. Quem ataca vai desenvolver, aqui, a velocidade de ataque (não a finta) e quem defende vai desenvolver confiança em si mesmo (coragem) para esperar e poder fazer o melhor contra-ataque. É o Jiyu-Ippon- Kumite.

TERCEIRO MOMENTO (KUMITE)

Pode-se paralelamente a este treinamento, iniciar o treinamento de tempo de combate, iniciando pelo mais simples, que é o GO-NO-SEN, onde o propósito é o contra-ataque.

Neste treinamento, quem ataca vai definir qual ataque vai fazer e o adversário tentará defender e contra-atacar. Não necessariamente os golpes devem ser golpes de deslocamento como Oizuki ou mae-gueri, que são os adotados no Jiyu-Ippon-Kumite, certamente para forçar tanto o que ataca (pela dificuldade de aplicar estes golpes, principalmente quando o adversário sabe que serão eles os aplicados) como quem defende, antes, geralmente se fazem golpes que se usam mais em combate tipo kizami-zuki e guiaku-zuki.

Dominada esta técnica, podem-se treinar as técnicas de SEN-NO-SEN e TAI-NO-SEN, mas a discussão delas será assunto de outro texto.

À parte disto podem-se ensinar os alunos a “brincar de Karate” no SHIAI-KUMITE que é o combate por pontos segundo determinados regras, excelente motivação para os alunos, mas perigoso quando não há amadurecimento adequado no aluno sobre o real significado dele.


MOMENTOS FINAIS (RELAXAMENTO)

Nos momentos finais, antes da meditação (MOKUSO) pode o professor fazer alguns comentários sobre a aula e a vida e então se faz a formação para o encerramento.

 

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 28/10/2011 em Artigos

 

3 Respostas para “Uma aula de Karate

  1. Admilson Monteiro

    06/12/2011 at 8:27 PM

    massa o vosso blog. Sou mestre na Africa, gostaria muito de ter um intercambio cultural entre brasil e Cabo Verde (africa)

     
    • Douglas Henrique

      06/12/2011 at 10:28 PM

      Bom, fico grato que goste de nosso blog, É um prazer saber que grandes mestres estão acessando nosso blog. Você tem e-mail?
      Para podermos nos comunicar, e trocar idéias?
      meu email: douglaslee19@hotmail.com

       
  2. James da Silva Mota

    15/02/2017 at 9:12 PM

    Sou professor de karate não tenho formação em educação física, preciso está sempre aprendendo, para oferecer maior segurança aos meus alunos.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: