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Socos do Karate

01 fev

Tsuki waza (técnicas de soco) é a parte do karate que estuda os golpes diretos com os punhos é, isto é, aqueles golpes — atemi-waza— que são aplicados com as mãos numa trajetória mais ou menos direta. À falta de uma tradução melhor, pode-se dizer que são socos aplicados, mas nesta parte veem-se golpes que são aplicados com os dedos.

Execução

De forma simplificada, as técnicas de soco desenvolvem-se impulsionando os punhos numa trajetória que sai do hara (腹?) até o alvo. Os golpes podem ser organizados e identificados segundo suas formas e variações, sendo as formas uma técnica específica (grosso modo, um tipo de soco) e as variações, simples modos de aplicar uma técnica, tal como o Oi zuki jodan, que é um golpe direto à cabeça do adversário.[1]

Os socos, para um olhar destaento, são considerados apenas como formas de ataque, porém, se for bem executado, respeitando exatamente a técnica, serve para repelir um ataque simultâneo, fazendo com que o contragolpe seja afastado do lutador.[carece de fontes?]

Classificação conforme a técnica de punho

Teken no katachi (手拳の形?). Conforme se usa uma ou outra técnica de punho, pode-se classificar um soco de caratê.

Seiken zuki

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As técnicas de seiken zuki (正拳突き?) são formadas pelos golpes aplicados usando as técnicas de punho fechado. Todavia, a área real de impacto não repousa sobre todos os quatro dedos fechados mas somente entre indicador e médio, haja vista que tal área forma exatamente uma linha reta desde si até o cúbito, além de ser bem menor, o que implica numa concentração maior da energia do golpe. Em verdade, busca-se transformar o antebraço numa espécie de lança.

Nukite zuki

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Os socos em nukite zuki (貫手突き?) são golpes aplicados usando as técnicas de dedo em forma de agulha ou lâmina, isto é, são golpes de natureza perfurantes e somente visam pontos determinados, mormente aqueles específicos para de pronto incapacitar. Tais metas são apontadas por conhecimentos de kyusho waza.

Shi zuki

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Os golpes de shi zuki (ン突き?) são aplicados usando as técnicas de dedo em forma de bico, com os dedos formando uma ponta sólida.

Classificação conforme a posição final do punho

Tekubi no kaiten (手首の回転? rotação do punho)

Kara zuki

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Com uma rotação do punho em 180º, executa-se um kara zuki (立て突き?). É a forma básica de choku zuki, da qual todas as demais derivam: o punho atacante sai desde o tanden, com a palma para cima, e vai até o foco do ataque, finalizando-o em seiken.

Visão frontal.

 

Tate zuki

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O golpe em tate zuki (立て突き?) é executado rotacionando o punho em 90º, deixando-o “de pé”. É uma forma mais relaxada da técnica, o que permite a troca sucessiva mais célere de golpes. Sua origem no caratê busca-se no estilo Tomari-te, que grosso modo desconhecia a técnica com rotação completa do punho, haja vista que esta última técnica seria de emprego arriscado, porque poderia sofrer um contragolpe exatamente no punho, causando extrema dor.[2]

Ura zuki

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O golpe de ura zuki (裏突き?) é indicado para aquelas situações nas quais o contacto entre os oponentes é muito rente, a técnica é executada à curta distância, mantendo-se o punho com a palma da mão para cima.[3] Tal como sucede com a técnica de kara zuki, o punho deve ser rotacionado, assim, desde o tanden encontra-se invertido em relação à posição final da técnica.

Classificação conforme a perna que avança

Oi zuki

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Executa-se oi zuki (追い突き?) golpeando-se com o punho correspondente ao pé que avança,[3] isto é, executando um passo, o golpe sai de modo simultâneo e assim também finaliza, no momento em que terminar a passada, o golpe tem que atingir o alvo. Oi Zuki também é conhecido como soco com perseguição, posto o lutador desferir um golpe enquanto se dirige até seu oponente, que eventualmente estará ou a fugir ou a recuar.

Gyaku zuki

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Semelhante a oi zuki, pero gyaku zuki (逆突き?) é executado com o punho inverso ao pé que avança,[3] aproveitando o movimento circular da cintura até mais eficaz. Usa-se mais em contra-ataques.

Kizami zuki

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Sem alterar a base ou dar um sobrepasso, o lutador gira a cintura (hara) e desfere o golpe em kizami zuki (刻み突き?) com o punho que estiver à frente (junto com a perna avançada). A potêndia da técnica está toda no movimento do corpo, da cintura. Serve mormente como bloqueio ou como “sombra” para execução de outro golpe.

Nagashi zuki

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Executa-se um nagashi zuki (流し突き?) esquivando-se, isto é, quando o lutador movimenta-se diagonalmente de molde a desviar dum ataque, o golpe é desferido em posição semi-circular, a cintura move-se para potencializar a energia.

Naoshi zuki

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Naoshi zuki (流し突き?), ou ren zuki (連突き?), é uma seqüência de socos.

Nidan zuki (二段突き?): dois socos seguidos, sendo ambos chudan;

Sanbon zuki (三本突き?): três socos seguidos, sendo o primeiro jodan e os próximos chudan

Gyaku sanbon zuki (逆三本突き?): três socos seguidos, sendo todos chudan.

Tomoe zuki

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Tomoe zuki (巴突き?)[4] é uma sequência de um soco reto e um circular, no qual o braço que ataca assume uma forma de um vibrião. Situa-se como técnica intermédia de mawashi zuki e furi zuki.

O golpe inicial sai reto, mas o braço — ude — gira logo ao fim do percurso impulsionado pela rotação da cintura. A técnica visa principalmente o plexo solar:[5] o primeiro golpe atinge a resgião, retirando o fôlego do adversário ao despejar a energia contra o diafragma, enquanto o segundo golpe atinge ou o fígado ou o baço. Adcionalmente, o segundo golpe possui potencial defensivo, pelo que é capaz também de desviar um gontragolpe.

É encontrado este golpe nos katas fukyugata ni, bassai e rohai.

Classificação conforme a trajetória do punho

Tekubi no kiseki (手首の軌跡? trajetória do punho).

Choku zuki

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A técnica de choku zuki (直突き soco direto?) é executada partindo o punho de ataque armado ao lado do copo,[3] rente ao hara, em movimento direto e rotacionado até o alvo; o cotovelo permanece sempre rente ao corpo, no fito de também defletir eventuais contra-ataques.[6]

Há duas formas de execução: em trajetória direta em ângulo e linearmente no eixo central do corpo. Quando se executa em movimentação de “caminhada”, de passo — como durante uma luta (kumite) —, não deve se resumi-la apenas nos movimentos de braços e mãos, o cerne não se exaure nela mesma, ao contrário, o escopo é canalizar toda a energia (ki) na extremidade do punho.

A postura influencia sobremaneira e o lutador deve executar harmonizando o corpo com o movimento circular de cintura, o qual transferirá o movimento cinético dos passos (e idealmente da Terra) para o ponto de contato. Importante ainda o praticante manter, ao caminhar, a mesma altura (ayumi dashi), pelo que entonces o esforço será mínimo e o equilíbrio não será afetado.

A origem da técnica na cércea do caratê repousa principalmente no estilo Shuri-te,[7] no qual é mais praticada a forma em seiken. Tanto que se refere a oi zuki e gyaku zuki como sinônimos de choku zuki.

Age zuki

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O movimento de age zuki (揚げ突き?) ascendendo o punho. Diferencia-se do Choku Zuki Jodan porque neste o punho segue uma trajetória direta, desde o tanden até o rosto do adversário e, em age zuki, o punho move-se tal e qual um pêndulo. O golpe aparece no kata Enpi, do estilo Shotokan.

Gedan zuki

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Semelhante a age zuki, pero em gedan zuki (下段突き?), ou otoshi zuki (落突き?), o punho vai em direção descendente. Dependendo so estilo praticado, o punho pode seguir ao alvo numa trajetória reta simples ou conjugada a um movimento semi-circular.

Yoko zuki

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O golpe de yoko zuki (横突き?) é direcionado para a lateral do corpo. Recomenda-se usar da técnicas apenas em bases altas, como sanchin dashi, no fito de possibilitar o giro de cintura e conduzir adequadamente a energia.

Heiko zuki

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A técnica de heiko zuki (平行突き?) compreende dois golpes diretos executados juntos com os braços paralelos.

Morote zuki

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Similar a heiko zuki, mas em morote zuki (諸手突き?) os punhos deslocam-se como se se encontrar fossem no alvo: os braços ao fim do movimento formam um triângulo com o tronco.

Awase zuki

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awase zuki (合わせ突き?) é um soco em forma de “U” ou “V”, executado mormente com o braço superior em posição inversa à perna que avança. A trajetória de ambos os golpes são diretas.

Sayu zuki

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Similar a yoko zuki, porém em sayu zuki (左右突き?) saem dois golpes simultâneos a ambos os lados, fazendo com que o corpo assuma a forma de T. A contrário do que se pode imaginar a priori, não se trata exatamente de dois golpes dirigidos a dois adversários diversos, mas de um golpe que visa canalizar a energia do ataque linearmente contra um único adiversário. Em verdade, pode e deve conforme o caso ser usado contra dois oponentes, porém é muito eficaz contra um alvo específico, pois canaliza a força de dois ataques contra um ponto específico.

Wa zuki

Chama-se de wa zuki (輪突き?) àquele golpe directo feito com trajetória cicular, isto é, o alvo ainda é um ponto determinado no corpo do adversário, pero, assim como sucede principalmente no boxe, a linha que a mão segue é uma curva. Não é uma técnica fácil de ser dominada eficazmente, mas é muito poderosa, pois é naturalmente evasiva e ofensiva de molde simultâneo.

Mawashi zuki

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A principal espécie de soco circular é o mawashi zuki (回し突き?), no qual a trajetória é um semi-cículo, ou um círculo raso.

Furi zuki

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Executa-se o furi zuki (振り突き?) saindo da posição junto ao corpo, o braço que ataca abre-se lateralmente levando consigo a mão para longe do corpo, de modo a afastar mais ocotovelo, e conduzindo o punho em arco para frente. Detalhe: deve-se virar a palma da mão que ataca ligeiramente para fora.[8]

Kagi zuki

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O soco em gancho é chamado de kagi zuki (鉤突き?), é muito próximo ao upper cut do boxe, com o qual guarda muita semelhança.[8]

Hasami zuki

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Com dois socos circulares executa-se o hasami zuki (はさみ突き?), cujas trajetórias se fecham em direção alvo. Diz-que é um soco em forma de tesoura.

Yama zuki

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A técnica de yama zuki (山突き?) é uma variação da forma direta awase zuki, mas é executado com os golpes superior e inferior aplicado em semi-círculo. Além de o lutador aplicar os golpes com os punhos, deve inexoravelmente usar do tanden, no escopo de potencializar a energia usada.[8]

Sun zuki

Sun zuki (山突き?) é conhecido como “soco de uma polegada”,[9] ou seja, o punho percorre um espaço mínimo até o alvo.

Notas

[a] ^  Por idiossincrasia da língua japonesa o fonema de /ts/, quando composto, muda para /z/, assim, o que seria «oi tsuki» passa a ser «oi zuki».
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